Peritos Médicos Legistas

A Medicina Legal é a especialidade que, utilizando os conhecimentos técnico-científicos de todas as ciências que subsidiam a Medicina, tais como a Biologia, a Física, a Química e outras, presta esclarecimentos para a atuação da Justiça. A sua prática se dá através da Perícia Médica. No Brasil, seu praticante é chamado de médico legista ou simplesmente legista, que são peritos oficiais, previsto no Código de Processo Penal.

Os médicos legais alagoanos realizam exames de necropsia ou cadavéricos em casos de mortes violentas ou suspeitas e exames de exumação a pedido da justiça. Ainda cabe ao Médico-Legal oferecer serviços de realização de exames de conjunção carnal, ato libidinoso, lesão corporal, verificação de aborto, verificação de idade, sanidade física, sanidade mental, identificação de sexo somático, psiquiátrico; emitindo seus respectivos laudos.

Existem outros trabalhos realizados no IML necessários como complementação aos demais serviços mencionados, como: identificação do cadáver, radiologia para localização de projéteis/objetos, antropologia (exame em ossadas), coleta de material para dosagem alcoólica, controle dos matérias analisados, etc.

    SIGA A GENTE  

    Governo do Estado de Alagoas
    © 2021 - 2024 - Versão 1.0

    menu