Hospital da Mulher

O Posto do IML funciona na Área Lilás do Hospital da Mulher (HM), inaugurado em setembro de 2019 e que fica localizado no bairro Poço, em Maceió. A unidade de medicina legal é um consultório descentralizado do Instituto de Medicina Legal Estácio de Lima, o IML de Maceió.

O consultório integra a Rede de Atenção às Vítimas de Violência Sexual (RAVVS), uma parceria entre à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) e a Secretaria de Segurança Pública (SSP). Nesse espaço, o perito médico legista realiza apenas exames de lesão corporal, em mulheres vítimas de violência, de forma humanizada, com equipamentos de última geração.

Após passar por atendimento inicial, a vítima registra o boletim de ocorrência no posto da Polícia Civil que requisita a realização do exame de lesão corporal. Durante ao atendimento, caberá ao perito médico coletar vestígios, confirmar as lesões corporais, e o abuso sexual, informações que irão constar no laudo pericial, o qual será utilizado pela PC nas investigações do caso.

Além de peritos médicos legista, esse espaço conta com uma equipe multiprofissional formada por psicólogos, assistentes sociais, enfermeiros, ginecologistas, pediatras, e policiais civis. O local foi criado para promover assistência integral em um único espaço, sem a necessidade da vítima percorrer vários caminhos.

Só no primeiro ano de funcionamento, a Área Lilás da unidade hospitalar acolheu 465 vítimas de violência sexual, cujo público-alvo foi o infantojuvenil, onde os profissionais conseguiram fazer todos os procedimentos necessários ao atendimento dos pacientes em apenas três horas. Entre as vítimas, 423 foram do sexo feminino e 42 do masculino. Destas, 200 foram vítimas que têm de 0 a 11 anos; 169 de 12 a 17 anos; 58 têm de 18 a 29 anos; 33 de 30 a 59 anos; e cinco foram adultos que estão acima dos 60 anos.

    SIGA A GENTE  

    Governo do Estado de Alagoas
    © 2021 - 2024 - Versão 1.0

    menu