INSTITUTO MÉDICO LEGAL ESTÁCIO DE LIMA

O IML de Maceió funcionou por 87 anos no prédio da antiga faculdade de Medicina. Lá, foram realizadas as autópsias de Lampião, após sua morte em uma emboscada em 1938, e dos corpos de Paulo César Farias e a namorada dele, Suzana Marcolino, em 1996.


Construído na década de 1940 em estilo colonial, o antigo prédio do IML, pertence ao conjunto de prédios do Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS) - antiga Faculdade de Medicina, fica localizado na Praça Afrânio Jorge no bairro do Prado em Maceió. Inicialmente, a edificação abrigou o Quartel do 20° Batalhão de Caçadores (antigo 33º batalhão), que depois passou a ser o Quartel do Exército.

 

A partir de 1951, foi instalada a Faculdade de Medicina de Alagoas e o IML que recebeu o nome de Estácio de Lima, professor e médico, nascido em Marechal Deodoro, 11 de junho de 1897 e que faleceu no ano de 1984.

 

Estácio de Lima foi Professor emérito das Faculdades de Medicina e Direito da Universidade Federal da Bahia, antigo catedrático de Medicina Legal da Escola Baiana de Medicina e Saúde Pública da Universidade Católica de Salvador e da Faculdade Federal de Odontologia, presidente da Academia de Letras da Bahia, da Academia de Medicina da Bahia e do Conselho Penitenciário da Bahia, e ex-diretor do Instituto Médico Legal Nina Rodrigues. O médico também é autor de obras teóricas e científicas e de ensaios publicados em revistas especializadas, na área de folclore, e autor de O mundo estranho dos cangaceiros (1965) e O mundo místico dos negros (1975).

 

Em 2010, o antigo prédio foi tombado e passou a integrar ao patrimônio histórico, artístico e cultural do Estado, sendo também inscrito no livro de Tombo de Edifícios e Monumentos Isolados pela sua relevância histórica e arquitetônica. Com o tombamento, o governo de Alagoas resolveu construir um novo Instituto Médico Legal (IML) em Maceió e devolver o antigo prédio para a UFAL.

 

Em 18 de agosto de 2018, o governo de Alagoas inaugurou o novo Instituto de Medicina Legal Doutor Estácio de Lima (IML). A sede própria foi construída numa área de 3.791,70 m², situada na Avenida Luiz Avelino Pereira, bairro Tabuleiro do Martins, parte alta de Maceió. O investimento foi superior a R$ 25 milhões, entre estrutura física e aquisição de equipamentos de última geração.

 

O projeto arquitetônico foi elaborado em 2011 e a construção iniciada no ano seguinte, mas, devido a problemas técnicos, a obra foi paralisada por diversas vezes no Governo anterior e ficou abandonada por mais de um ano. Em 2015, foi retomada, após o projeto original sofrer modificações estruturais na planta.

 

O novo IML é um complexo formado por sete blocos, divididos por área de atuação. O primeiro deles é o de informação e atendimento à população, seguido dos blocos de setores administrativos, exames em vivos, refeitório, exames em mortos, em corpos em estado avançado de decomposição e subestação e casas de máquinas.

 

Nos blocos de necropsia foram construídas duas câmaras frias para recebimento e armazenamento de cadáveres, sendo uma com capacidade para 72 e outra para 16 corpos em estado de putrefação. Uma central de ar-condicionado com sistema de exaustão também foi instalada nos blocos de necropsia e de armazenamento dos corpos para evitar riscos de contaminação.

 

Também foram investidos em verbas do Tesouro Estadual mais de R$ 7 milhões na aquisição de equipamentos, como scanner de corpos, aparelho de raios-X, estações de necropsias com sistema de exaustão, triturador, lavagem e aspiração, focos cirúrgicos de alta precisão e mobiliário.

 

O IML Estácio de Lima, é responsável pelas necropsias e laudos cadavéricos da Capital, região metropolitana, zona da mata e litoral norte de Alagoas, num total de 50 municípios. No IML são realizados exames de necropsias, e exames de exame de lesões corporais, constatação de embriaguez ou intoxicação por substância de qualquer natureza, constatação de violência sexual, exames cautelares, e todas as demais perícias que interessem à Justiça e que demandem a opinião de especialistas em Medicina Legal.

 

Sala Lilás

 

A sede nova do IML de Maceió também conta com uma área dedicada a atendimento exclusivo para mulheres, um espaço apropriado para o acolhimento necessário para vítimas de violência doméstica e sexual. O ambiente conta com modernos equipamentos como uma mesa ginecológica elétrica histeroscópica e um ultrassom colorido doppler digital para exames de ultrassonografia de abdômen e membros.

 

O IML de Maceió também decentralizou o atendimento a mulheres com a instalação de um consultório do IML no Hospital da Mulher. Ambos os espaços foram construídos e equipados para a realização de exames de lesão corporal, onde as mulheres vítimas são atendidas, de forma humanizada, e examinadas com equipamentos de última geração.

 

Núcleo de Apoio Psicossocial (NAPS) para crianças

 

O IML de Maceió possui em sua estrutura, o Núcleo de Apoio Psicossocial para atendimento de crianças vítimas de violência no Estado. O Naps era um desejo antigo da direção do IML e de vários outros órgãos que formam a rede de combate aos crimes contra crianças e adolescentes, como os conselhos tutelares, delegacia da criança e a Vara da Infância.

 

O núcleo foi criado através da campanha “Faça uma Criança Feliz”, que arrecada brinquedos para manter uma brinquedoteca destinada ao atendimento prioritário de crianças vítimas de estupro e agressões. Nela uma equipe especializada realiza uma pré-consulta com técnicas de ludoterapia infantil, onde a criança é tranquilizada e preparada de forma afetiva e lúdica antes de ser examinada pelo médico, reduzindo danos e traumas vivenciados por estas crianças. 

 

O espaço possui também um consultório exclusivo para atender crianças de 0 a 12 anos dos 50 municípios atendidos pelo órgão, garantindo a elas um atendimento prioritário e totalmente humanizado como preconiza a legislação brasileira.  No final do atendimento, todas as crianças escolhem um brinquedo e levam para casa.

    SIGA A GENTE  

    Governo do Estado de Alagoas
    © 2021 - 2024 - Versão 1.0

    menu