Agendamento on-line para solicitação do documento nacional de identificação civil no Brasil. A carteira de Identidade contém o nome, data de nascimento, data da emissão, filiação, foto, assinatura e impressão digital do polegar direito do titular. Em Alagoas, o RG é emitido pela Perícia Oficial do Estado de Alagoas e a mesma é válida em todo o território nacional.
Devido a essa mudança prevista em lei, esclarecemos que não estamos mais emitindo nenhuma via do modelo antigo, apenas a primeira via do novo modelo da Carteira de Identidade Nacional (CIN).
Para isso, basta agendar, comparecer na data marcada no posto, obrigatoriamente com a certidão civil (nascimento ou casamento), o CPF ou declaração de regularidade emitida no site da Receita Federal. A inclusão de outros documentos como CNH, titulo de eleitor, carteira de trabalho são opcionais (lista completa no site da Polícia Científica.
Canais de atendimento
Atenção: As vagas são disponibilizadas de segunda a sexta-feira, sempre as 16 horas e fecha automaticamente, quando acabam as vagas.
Exemplo: O sistema será aberto hoje disponibilizando mais de 1500 vagas para atendimento no mesmo dia, sendo que na semana seguinte, quando essas vagas acabam, o sistema fecha automaticamente, reabrindo no dia seguinte e assim sucessivamente, sempre de segunda a sexta, exceto nos dias que antecedem feriados.
Quem pode realizar?
O solicitante deve ser o próprio cidadão. Menor de idade deve estar acompanhado por um dos pais ou por responsável legal com procuração.
Etapas para a realização
Ao acessar o site o usuário deverá informar a sua opção.
Caso o usuário já tenha usado o sistema anteriormente, bastar clicar no botão JÁ TENHO REGISTRO.
Caso seja o primeiro acesso, o usuário deverá clicar em REGISTRAR e em seguida preencher o formulário com o seu nome, CPF, CEP do seu endereço residencial, e-mail e telefone.
Depois é só confirmar clicando em REGISTRAR.
O site irá para uma nova tela: Selecione a unidade Já;
Clicar na seta para baixo e descer até o final da lista;
Selecionar Instituto de Identificação (sede); única a unidade em funcionamento;
O site irá para a tela: Selecione um órgão prestador de serviços
Clicar em Nome do órgão e escolher uma das duas opções: Emissão de Identidade ou Entrega de Documento;
Escolher a data e confirmar;
E em seguida escolher a hora e confirmar.
Se usuário optou por emissão de identidade, irá aparecer duas opões: 1ª ou 2ª via, escolher a opção que deseja;
Ao confirmar, o sistema então irá gerar o protocolo com todas as informações que o usuário precisará para se apresentar no dia, como os documentos necessários.
No dia agendado, basta comparecer 15 minutos antes do horário marcado.